- Suplementos a base colágeno
As pessoas tomam suplementos de colágeno para a saúde de suas articulações e pele.
Uma análise de 2021, a Trusted Source conclui que suplementos hidrolisados de colágeno por 90 dias podem reduzir as rugas e melhorar a elasticidade e a hidratação da pele.
Além disso, os autores de uma revisão de 2020 da Trusted Source descobriram que os peptídeos de colágeno nos suplementos afetam diretamente as estruturas de colágeno no corpo conhecidas como fibroblastos.
- Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é um composto que ajuda a promover a produção de colágeno.Em um estudo de 2014, a Trusted Source, pesquisadores trataram feridas em camundongos com água ou ácido hialurônico. As feridas que receberam tratamento com ácido hialurônico melhoraram mais do que aquelas tratadas com água. Além disso, os níveis de dois tipos de colágeno eram mais altos na pele ao redor dessas feridas.Os preenchimentos cutâneos, que visam reduzir as linhas na pele, muitas vezes contêm ácido hialurônico. Pesquisas realizadas a partir de 2020, a Trusted Source descobriu que uma combinação de ácido hialurônico e um polinucleotídeo purificado ajudou a aumentar a quantidade e a qualidade do colágeno na pele e aumentar a elasticidade da pele.Os autores de um estudo de 2021 da Trusted Source encontraram evidências de que as cápsulas de ácido hialurônico também podem melhorar a hidratação.As pessoas devem seguir as instruções da embalagem ao usar o ácido hialurônico, pois ele pode ter efeitos adversos, como o de Trusted Source: dor, prurido, contusões, inchaço .Em tons de pele escuros, a área pode se tornar mais escura ou assumir um tom rosado ou acinzentado. A pele pálida pode se tornar vermelha.Tratamentos contendo ácido hialurônico estão disponíveis como:
injeções;
cremes e pomadas tópicas;
suplementos. - Vitamina C
A vitamina C é essencial Fonte de confiança para a produção de colágeno. Uma deficiência de vitamina C pode levar a baixos níveis de colágeno, resultando em uma condição potencialmente grave conhecida como escorbuto.Os sintomas do escorbuto incluem:
problemas gengivais;
sintomas da pele;
problemas com a cicatrização de feridas.O corpo humano não pode produzir vitamina C, portanto, as pessoas precisam obtê-la da dieta.As fontes de alimentos incluem:
frutas cítricas;
pimentões verdes ou vermelhos;
morangos;
brócolis.Se os níveis de vitamina C de uma pessoa são baixos, um médico pode recomendar suplementos.Muitas empresas de cuidados com a pele adicionam vitamina C a seus cremes protetores. A ResearchTrusted Source sugere que aplicações tópicas podem ajudar a proteger a pele da exposição solar e mudanças na pigmentação. Entretanto, faltam evidências para confirmar que ela funciona ou qual formulação é mais provável que seja eficaz. - Aloe Vera
As pessoas freqüentemente usam gel de aloe vera para tratar a pele após queimaduras solares ou para aliviar uma erupção cutânea.
Em 2015, pesquisadores da Trusted Source, cientistas deram às pessoas um extrato de gel de aloe vera chamado Aloe sterols para tomar oralmente.Após 8 semanas, os pesquisadores notaram que nos participantes que tomaram os esteróis de aloe vera:
havia melhor hidratação na pele de seu braço;
suas rugas eram menos profundas;
seus níveis de ácido hialurônico e colágeno quase dobraram;Os pesquisadores concluem que o aloe contribui para o crescimento de células que beneficiam a pele.As pessoas podem usar produtos contendo aloe como um creme ou gel tópico ou um suplemento oral.
- Ginseng
O Ginseng é uma planta com uma ampla gama de possíveis benefícios à saúde.Um estudo mais antigo, realizado a partir de 2012, a Trusted Source descobriu que o ginseng aumenta a quantidade de colágeno na corrente sanguínea.O ginseng tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Os pesquisadores também observam que ele pode ajudar a prevenir o envelhecimento nas células da pele.Os resultados de uma investigação laboratorial em 2020 sugerem que o ginseng vermelho pode reduzir a rigidez dos fibroblastos, parte da estrutura do colágeno. Os autores concluem que ele pode ajudar a melhorar a elasticidade da pele.As pessoas podem usar o ginseng no chá, nas tinturas e nos suplementos. - Atioxidantes
Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres, que são moléculas que o corpo produz durante o metabolismo.A exposição a produtos químicos, como os da fumaça do tabaco, também pode introduzir os radicais livres no corpo.
Vários antioxidantes podem ajudar a proteger e rejuvenescer a pele, por exemplo, ao promover a produção de colágeno.
Os antioxidantes estão presentes em muitos alimentos de origem vegetal.De acordo com pesquisas mais antigas de 2013 Trusted Source, os antioxidantes nos seguintes alimentos e bebidas podem beneficiar a pele:
mirtilos;
chá verde ou epigalocatechina-3-galato, componente ativo do chá verde;
erva-mate;
extrato de alcaçuz;
extrato de amora;
extrato de romã;
extrato de café;
astragalus;
canela;
óleos essenciais de manjericão, orégano e tomilho. - Retinol e Carotenóides
Carotenóides, como o retinol e o beta-caroteno, são antioxidantes que podem ajudar a melhorar a saúde da pele. Eles são derivados da vitamina A.ResearchTrusted Source indica que os retinóides tópicos podem ajudar a proteger a pele da luz solar, impedindo que os raios UV decomponham o colágeno.As fontes alimentares de vitamina A incluem a Fonte Confiável:
fígado de bovino;
batata doce;
espinafre;
abóbora;
cenouras.De acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD), o uso de um creme ou loção que contenha retinol pode ajudar a melhorar ligeiramente a textura da pele. No entanto, ele não penetra suficientemente fundo para apertar a pele solta. - Terapia a base de luz
A terapia com luz vermelha e outros tipos de terapia com luz podem aumentar o crescimento de colágeno e melhorar as rugas e a elasticidade da pele.Os autores de um artigo de pesquisa de 2013 da Trusted Source concluem que a terapia com luz vermelha pode ser uma forma rápida e segura de aumentar o colágeno na pele.Em 2021, outros pesquisadores analisaram o efeito da luz vermelha combinada com a luz quase infravermelha nas células da pele em um laboratório. Eles descobriram que ela estimulava a produção de colágeno e elastina. Isto poderia ajudar a prevenir rugas e outras mudanças na pele comumente associadas à idade avançada. Muitos dermatologistas oferecem terapia com luz, mas também há equipamentos disponíveis para uso doméstico. É melhor pedir conselhos a um especialista antes de investir em equipamentos para uso em casa. - Proteger a pele
As condições climáticas e alguns hábitos de vida podem impactar os níveis e a qualidade do colágeno na pele. A fonte ExpertsTrusted diz que a exposição à luz UV danifica o colágeno na pele de forma semelhante ao envelhecimento.Dicas para prevenir danos à pele devido aos baixos níveis de colágeno de alta qualidade incluem:
proteger a pele da luz solar, por exemplo, usando um protetor solar e roupas que cubram o rosto e o corpo;
usar óculos de sol para proteger a pele ao redor dos olhos;
evitar o fumo, pois os produtos químicos do tabaco podem afetar a produção de colágeno da Fonte Confiável;
limitando a ingestão de cafeína, pois a cafeína pode reduzir a capacidade do organismo de produzir colágeno.

Comentários